APRESENTAÇÃO

Estes Anais são compostos pelos resumos e textos completos que foram apresentados no II Colóquio de Estudos Críticos da Literatura que aconteceu na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia, em Pau dos Ferros-RN, nos dias 21 e 22 de novembro de 2013. O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos Críticos da Literatura (GECLIT/UERN/CNPq), em parceria com o  Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL/UERN e com o apoio dos Departamentos de Letras Estrangeiras e Letras Vernáculas deste Campus, aberto a pesquisadores – docentes e discentes - interessados em Literatura, Crítica Literária e em outras áreas do saber que façam a interface com o estudo do texto literário. O objetivo foi promover um intercambio de conhecimento sobre a literatura com vistas ao fortalecimento das duas linhas de Pesquisa do GECLIT, a saber: Poéticas do Literário e Literatura, Memória e Identidade.

Os textos reunidos nestes Anais foram submetidos a uma comissão acadêmica, em sua maioria doutores especializados na área - integrantes do referido Grupo e também pesquisadores convidados de outras Instituições de Ensino Superior. Os textos selecionados foram agrupados por eixos temáticos e assim distribuídos: no Eixo temático 1, que versa sobre a Semiose literária: mito, ideologia e forma encontram-se as abordagens que focalizam a construção da forma literária como transfiguração de elementos não literários e como produção de significados. O mito como narrativa e sua absorção ou banimento da tradição literária. Os pontos de interseção entre mito e ideologia. A literatura como forma que reflete e refrata os conteúdos míticos e os códigos ideológicos.

Eixo temático 2, intitulado Em três tempos, pensar a literatura: linhas, trajetos, sentidos e diálogos, é resultado de uma discussão que coloca em destaque uma apreciação sobre a Literatura Portuguesa desde meados dos anos 1970, suscitando reflexões sobre o que a crítica já um dia classificou como os anos mais significativos para o rumo da produção literária em Portugal depois do Neorrealismo. O recorte no tempo, justifica-se por ser um período marcado pela diversidade de tendências, numa literatura que ora se afasta ora se rearticula diretamente com a vida sócio-histórica daquele país. O pós-25 de abril de 1974, por exemplo, que marca o fim da ditadura e o início da descolonização em África, é, sem dúvidas, um marco nessa renovação, tornando-se, pois, um momento cujo inventário literário é recomposto por novas formas de ver/pensar o país, seus componentes sociais e a própria literatura, no que se refere aos artefatos formais e estéticos do romance e da poesia. Uma hipótese levantada é a de que aí se incorporam temas inerentes à diversidade dos estratos sociais; desencadeia-se uma profusão de narrativas cujo interesse está no esboroamento social e na leva de sujeitos marginais; há também uma profusão de que questões sob o tema da identidade individual e nacional: é encontrado numa boa parte dos textos literários o interesse para a formação dos sujeitos, ocupando estes, necessariamente, ora um status de trânsito, ora de descentramento e de hibridismo ou ainda o questionamento e a reinterpretação de conceitos como o de nação e o de identidade nacional.

No Eixo temático 3A narrativa curta: aspectos, impasses e confluências, os trabalhos reunidos têm como ponto focal conto literário, suscitando uma reflexão sobre determinantes que consagraram o gênero, dando destaque a marcas reveladoras de tendências contemporâneas, dentre os quais avultam o diálogo multirreferencial da literatura com o imaginário, a intertextualidade, o homoerotismo, a dimensão metafísica da realidade, dentre outros traços.  De modo particular, o interesse recai para diferentes modos de inscrição do conto brasileiro, sobretudo, abordagens que apresentem um estreito diálogo com a teoria e a crítica literária, valorizando aspectos estético-formal e relações comparatistas.

Eixo temático 4, denominado Representações do feminino,  parte do princípio de que, fonte inesgotável de conhecimento, a literatura oferece ao ser humano uma possibilidade de representação dos anseios, questionamentos e reafirmações de uma sociedade, de uma época, de um povo, de um grupo. Assim sendo, a literatura cria um diálogo entre o que é fruto da inspiração artística e o contexto sociocultural em que a obra de arte foi gerada, além de permitir que se expanda este diálogo com outros contextos. Segundo o pensamento do crítico e teórico Antonio Candido (2000), o texto literário se nutre do material que circunda o artista para se transformar em recursos significativos para o que é interno à obra de arte. Dessa maneira, estudar a literatura, significa, de certa forma, analisar como se dá esse diálogo entre o interno e o externo. Como o estudo literário que se volta para a crítica feminista é marcado pelo “modo de ler a literatura confessadamente empenhado, voltado para a desconstrução do caráter discriminatório das ideologias de gênero, construídas, ao longo do tempo, pela cultura” (ZOLIN, 2009, p. 218), é inegável a necessidade de se estabelecer o diálogo apontado, anteriormente, por Antonio Candido. No que concerne ao estudo da representação da mulher através da literatura, podemos percorrer os diversos caminhos que nos levam a uma caracterização e compreensão de como a mulher é vista na história humana, tendo como focalização as criações artísticas de diferentes autores e em diferentes épocas. Cada época, cada povo e cada movimento histórico registraram como essa figura foi percebida, criada e (re)configurada nas páginas da literatura. Tal criação artística configura uma máscara representativa da mulher que muitas vezes reflete, se não a própria mulher, ao menos os ideais, as ideologias e os tipos femininos que uma determinada sociedade moldou. Pensando sobre tudo isso, este eixo temático busca agrupar leituras sobre a representação do feminino em diversas construções de narrativas da língua inglesa e portuguesa.

Eixo temático 5Narrativas literárias e cinematográficas congrega trabalhos que privilegiam narrativas na literatura e no cinema, individualmente ou de forma comparada, dando prioridade a trabalhos de análise literária, fílmica ou estudos de adaptação/tradução intersemiótica.

Eixo temático 6,  Tradição e pós-modernidade valoriza estudos comparativos que analisam vertentes caracterizadoras da estética contemporânea, numa releitura de obras clássicas. Considerando a prática da paródia, da desconstrução, da colagem, dentre outras, bem como a apropriação e atualização de conceitos e temas privilegiados em textos canônicos,  põe em debate o diálogo do presente com o passado, numa reflexão acerca dos traços da literatura da pós-modernidade.

Por fim, o Eixo temático 7, Entrelaçamentos do insólito, agrega trabalhos, teóricos e ou analíticos, sobre as manifestações do insólito na literatura, vertentes críticas sobre o fantástico, o estranho, o maravilhoso, os mecanismos do horror e do medo, as representações do duplo e outras categorias que potencializem o deslocamento do real. É o resultado de uma discussão sobre  o insólito enquanto manifestação cultural e literária,  abordagens de narrativas ficcionais, bem como enfoques voltados para a produção cinematográfica.

Portanto, nestes Anais, o leitor encontrará trabalhos que privilegiam diferentes enfoques sobre questões estéticas e ideológicas dos Estudos Literários. Aproveitamos para agradecer a colaboração dos professores convidados e dos participantes que contribuíram para o reconhecimento deste evento.

Comissão organizadora